quinta-feira, 31 de julho de 2014

Trovadores, fossados e vinho




( O QUE ME EMBRIAGA…)?

O que me embriaga não é o tinir dos copos cheios de vinho generoso
mas o tinir das espadas e das lanças do meu exército em combate
O que me embriaga é expor-me à morte no campo de batalha
no campo de batalha por todo o lado espalhar a morte


AL-Mutanabbi, Pérsia, Sec. X d.C


Como vivo coitada, madre, por meu amigo,
ca m'enviou mandado que se vai no ferido:
     e por el vivo coitada!

Como vivo coitada, madre, por meu amado,
ca m'enviou mandado que se vai no fossado:
     e por el vivo coitada!

Ca m'enviou mandado que se vai no ferido,
eu a Santa Cecília de coraçon o digo:
     e por el vivo coitada!

Ca m'enviou mandado que se vai no fossado,
eu a Santa Cecília de coraçon o falo:
     e por el vivo coitada!

Martin de Ginzo ou de Grijó (CV 876, CBN 1219)

Sem comentários: