sábado, 3 de janeiro de 2015

Alentejo: o «Cante»

Cante Alentejano

Nunca senti necessidade de fabricar um currículo nem de ter um cartão de visita.
No verão passado apareceu-me o desejo de fazer um cartão em que constasse: foi membro de um Concurso de Cantares Alentejanos realizado em Beja em 1986.
Não me lembro de algo que me tenha dado tanto prazer como esse convite, para tarefa de tanta responsabilidade. Engolidos os últimos pruridos de consciência, e escorando-me na ideia que o principal era ter sensibilidade à poesia alentejana e às vozes que a cantam, lá fui.
Como fazia frio nessa noite em Beja.
Muita gente enchia as ruas. Foram vinte e tal grupos desfilando. Muitos membros do júri tremiam com aquele vento norte.
Das quatro notas máximas que atribuí, três corresponderam aos três primeiros lugares. Senti- -me perdoado.
Dissera-me o médico que eu tinha um coração forte. Tirei a prova: fui capaz de continuar vivo após ter ouvido vinte e tal grupos corais alentejanos.
Perdi-me do autocarro, e como pacífica lua viajava, e como a magia que há pouco inundara as ruas levaria muito tempo a passar, e como desejava ver a planície sob essa lua, pus-me a pé, estrada fora, de volta a Odemira. Não chegaria a pé, o autocarro apanhou-me em Aljustrel, tendo chegado ali numa carrinha que andava à procura do Grupo dos Mineiros, do qual também se perdera.


Deodato Santos, O Eco, (Crónicas Alentejanas), Associação de Municípios do Distrito de Beja,1989




Sem comentários: