quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Odessa


 de BAILANDO EM ODESSA

...Numa cidade governada conjuntamente por pombas e corvos, as pombas cobriam o distrito central e os corvos o mercado. Um menino surdo contou os pássaros que havia no pátio do seu vizinho e obteve um número de quatro dígitos. Marcou esse número em si. O meu segredo: com quatro anos de idade fiquei surdo. Quando perdi a audição, comecei a ver vozes. Num eléctrico cheio de gente, um homem que tinha só um braço disse-me que a minha vida estaria misteriosamente ligada à história do meu país. E todavia o meu país desapareceu; os seus cidadãos combinam encontros em sonhos para realizar eleições. O homem não descreveu as suas caras, só alguns nomes: Rolando, Aladino, Sindbad.(...)


                                   Ilyá Kamínsky, Ucrânia (1977)
                                                                     ( traduzido por mim- do espanhol)    

Sem comentários: