sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mitilene e a lírica monódica

Poemas de Alceu


Diz o que queres: ouvirás

talvez o que não queiras

24 (341 L-P)

Escondiam-se, de medo, como as aves

ante a súbita aparição

duma águia rápida.

9 (10 L-P i.u.a.)

Que sobre a minha cabeça

que tantos trabalhos

suportou e sobre

o meu peito grisalho

perfume alguém derrame.

21 (50 L-P)

O vinho, meu amigo, e a verdade.

20 (366 L-P)

Precisamos de embriagar-nos, é preciso

que todos bebam sem descanso, agora

que Mirsilo morreu.

8 (332 L-P)

Divina Safo, a das tranças

de violeta e sorriso

de mel.

31 (384 L-P)
Albano Martins,« Alceu e Safo»





« E entendei que, segundo o amor tiverdes / Tereis o entendimento de meus versos» Camões




«Onde a carícia roçou a minha pele

nasceu um galho de espanto»



«…Sussurro-me líquida pela insónia noite

vibro-me ausência num trespasso de água

oscilo onda em que me escuto asa,

que luz me brisa a noite pela casa?»

Salette Tavares, Obra Poética, INCM

Sem comentários: