sábado, 19 de outubro de 2013

Poeta militante

XIV


( Comício. Mais vale morrer de pé do que viver de «rodillas».)



Oh! Esta comoção

de me sentir sozinho

no meio da multidão

-a ouvir o meu coração

no peito do vizinho.



Oh! Esta solidão

quente como a camaradagem do vinho!



J.G.Ferreira, Heróicas



VII

Um dia virás,

Tu- que- eu-não- sei- quem- és,

com leveza de gás

no silêncio dos pés…



Um dia virás,

Tu-para- além- do- afago,

com o ruído que faz o luar no lago…



Um dia virás ,

Tu- por- quem- a- minha- voz- já- não- chama,

com mãos de tenaz

e frio de chama…



Um dia virás

com asas nos tornozelos

por caminhos sem chão…



Sim, um dia virás

a deitar fogo aos cabelos

para me iluminar o coração.



Um dia virás!

Um dia virás!

J.G.Ferreira, Eléctrico

Sem comentários: