domingo, 14 de agosto de 2022

* 5 pequenas serpentes venenosas

 

5 Landay*

 

Em segredo ardo, em segredo choro,

sou a mulher pachtun que não pode revelar o seu amor.

 

Num instante serias um montão de cinzas

se lançasse sobre ti o meu olhar incendiado.

 

A noite passada tive um sonho que se realizou:

o meu temeroso amante tomou-me nos seus braços em pleno dia.

 

Que outra coisa pode fazer senão comportar-se como um herói

pois sob a sua cabeça coloco a almofada dos meus brancos braços?


Se me beijares a boca, deves dar-me o coração.

Os que saem da minha cama, como prenda, deixam o coração.


*dísticos feitos e cantados em coletivo, ainda hoje, por mulheres pachtun,

 (do Afeganistão e da diáspora), ritmados por um tambor.

                                - a tradução, do castelhano, é minha.-


Sem comentários: